1. Temos associadas ativas congregadas em 5 grupos, um por região ( NORTE, NORDESTE, SUDESTE, SUL e CENTRO OESTE).
O principal objetivo desses canais é manter as associadas ativas informadas sobre os acontecimentos e proporcionar troca de informações imediatas entre as pessoas.
Cabe ressaltar que o foco da associação é a Fisioterapia na Saúde da Mulher.
A Fisioterapia na Saúde da Mulher - ABRAFISM é uma das especialidades reconhecidas pelo COFFITO em 2009. Possui 5 áreas de Atuação: Uroginecologia e coloproctologia, Ginecologia, Obstetrícia, Disfunções sexuais femininas e Mastologia.
A(O) profissional que foi aprovado no CERTAME (2012, 2014, 2016 e 2018) ou no CONVALIDA é chamado de ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER.
Veja o material abaixo👇🏼
https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3164
Art. 5º – São áreas de atuação do Fisioterapeuta Especialista Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher as seguintes, entre outras:
I – Assistência fisioterapêutica em uroginecologia e coloproctologia;
II – Assistência fisioterapêutica em ginecologia;
III – Assistência fisioterapêutica em obstetrícia;
IV – Assistência fisioterapêutica nas disfunções sexuais femininas;
V – Assistência fisioterapêutica em mastologia.
2. Importante frisar que não convém misturar as terminologias.
Existem cursos de pós graduação, que conferem titulação ACADÊMICA.
São exemplos:
Especialização ( lato sensu), Mestrado, Doutorado, pós Doutorado, Livre Decência (stricto sensu). Esses títulos acadêmicos são muito importantes e podem ser concedidos por instituições de Ensino devidamente credenciadas pelo MEC.
Mas, o título de ESPECIALISTA, somente a Associação de classe, no caso a ABRAFISM, em conjunto com o COFFITO pode conceder.
3. Outro ponto importante diz respeito a publicidade.
O código de ética da Fisioterapia, Resolução COFFITO 424, trata do assunto 👇🏼
Capítulo X – Da Divulgação Profissional
Artigo 46 – Ao promover publicamente os seus serviços, em qualquer meio de comunicação, o fisioterapeuta deve fazê-lo com exatidão e dignidade, observando os preceitos deste Código, bem como as normas do Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.
Artigo 47 – A utilização da Rede Mundial de Computadores (Internet) para fins profissionais deve seguir os preceitos deste Código e demais normatizações pertinentes.
Artigo 48 – Nos anúncios, placas e impressos, bem como divulgação em meio eletrônico, devem constar o nome do profissional, da profissão e o número de inscrição no Conselho Regional, podendo ainda consignar:
I – os títulos de especialidade profissional que possua e que sejam reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional para os quais o fisioterapeuta esteja habilitado;
II – título de formação acadêmica strictu sensu.
III – o endereço, telefone, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios e credenciamentos;
IV – instalações, equipamentos e métodos de tratamento, respeitando legislação vigente e resolução específica;
V – logomarca, logotipo ou heráldicos determinados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional;
VI – logomarca, logotipo ou símbolos de entidades, empresas, sociedades, associações ou federações às quais o fisioterapeuta esteja legalmente vinculado;
VII – logomarca ou logotipo próprio condizentes com a dignidade profissional.
Acesse o código de ética na área - Baixar pdf
4. Observa-se que o Art. 48, inciso I, somente autoriza a publicidade de título de especialista oriundo de ESPECIALIDADE reconhecida pelo COFFITO.
Além é claro dos títulos acadêmicos STRICTO SENSU (inciso II).
Ficam os esclarecimentos.
Cordialmente.
Lilian Rose Mascarenhas
Presidente ABRAFISM
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou, hoje (segunda-feira dia 23 de março), no Diário Oficial da União, a Resolução COFFITO nº 516 que suspende os efeitos do art. 15, inciso II do código de ética e permite o atendimento não presencial que se dará apenas nas modalidades, teleconsulta, teleconsultoria e telemonitoramento realizados por meio de Tecnologias da informação e da comunicação (TICs).
A medida, em caráter de excepcionalidade, para minimizar a desassistência durante o período de pandemia da COVID-19. Com essa decisão, os pacientes não precisarão sair de casa para prosseguir com o atendimento fisioterapêutico ou terapêutico ocupacional.
O texto aprovado assim define “Teleconsulta consiste na consulta clínica registrada e realizada pelo Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional à distância. Telemonitoramento consiste no acompanhamento à distância de paciente atendido previamente de forma presencial por meio de aparelhos tecnológicos. Nesta modalidade o Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional pode utilizar métodos síncronos e assíncronos, como também deve decidir sobre a necessidade de encontros presenciais para a reavaliação, sempre que necessário, podendo o mesmo também ser feito, de comum acordo, por outro Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional local. A Teleconsultaria consista na comunicação registrada e realizada entre profissionais, gestores e outros interessados da área de saúde, fundamentada em evidências clínico-científicas e em protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho”.
A Resolução também define regras para a sua realização como a sujeição dos profissionais às mesmas condições de fiscalização de documentação, armazenamento e recuperação dos registros do cliente do atendimento presencial; a responsabilidade de garantir a segurança do cliente durante os encontros do serviço com uso da tecnologia remota, dentre outras. Por isso, o CREFITO-4 MG recomenda ao profissional a leitura atenta do documento oficial publicado pelo COFFITO, para que sejam sanadas quaisquer dúvidas sobre esse tipo de atendimento.
Vale lembrar que a regulamentação é válida enquanto durar a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e pode ser alterada a qualquer momento.
Leia a Resolução na íntegra: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=515&pagina=184&data=23/03/2020
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=515&pagina=185&data=23/03/202
Mais Informações: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=10956
O grupo de pesquisa do serviço de fisioterapia do CAISM Unicamp em conjunto com instituição inglesa convida aos fisioterapeutas que atuam na área de fisioterapia em saúde da mulher e oncologia mamária a responder pesquisa sobre a Fisioterapia após as reconstruções mamárias em pacientes com câncer de mama.
Link para acesso ao questionário: https://warwick.co1.qualtrics.com/jfe/form/SV_41R0upW7plb9sll
No dia 01/03/2019 é o prazo final para envio da documentação para a fase final do CERTAME 2019. Essa fase é conhecida como Prova de Títulos e devem ser enviados os documentos para a empresa responsável de acordo com edital divulgado no site da empresa.
Saiba mais informações no link :
Saiba Mais informações no link: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15625
No dia 11 de maio de 2019 foi divulgado o resultado final da prova de especialidades.
Os fisioterapeutas aprovados podem se declarar Fisioterapeutas Especialistas em Saúde da Mulher pela ABRAFISM, reconhecidos pelo COFFITO.
A ABRAFISM parabeniza todos os novos especialistas!
O resultado final encontra-se disponível em:
www.institutoexcelenciapr.com.br
www.coffito.gov.br
O Conselho Federal está recorrendo da sentença judicial, nos autos do Processo nº 1014957-42.2019.4.01.3400, que anulou o Acórdão-COFFITO nº 481/2016, o qual regula a técnica do agulhamento a seco (“Dry Needling”) como recurso da Fisioterapia.
O COFFITO ressalta que não medirá esforços na defesa dos direitos dos profissionais e sempre atuará de maneira a reprimir essa odiosa tentativa das instituições que representam a Medicina de realizarem indevida, ilegal e inconstitucional reserva de mercado
No dia 27/07/2019 nossa Diretora Administrativa Rubineide Gallo representou a ABRAFISM no evento realizado na cidade de Curitiba : " I Audiência Pública do CREFITO-8 e I Audiência Pública de Ensino de Fisioterapia e Terapia Ocupacional dos CREFITOs do Sul do Brasil". O tema do evento foi :Qualidade na Educação".
No dia 13 de Outubro de 2019, foi muito importante pra nós: dia do fisioterapeuta no ano em que a regulamentação da profissão completa 50 anos. Comemoramos da melhor forma: presente junto a comunidade, orientando e conversando.
A ABRAFISM se fez presente com as associadas: Larissa Ribeiro, Caroline Daskir, Barbara Peterson e Bruna Mozzaquattro no evento realizado pelo Crefito-5 em um dos principais parques da cidade. Acompanhe os Registros fotográficos e vídeos em nossas mídias sociais.
Fisioterapeutas mineiras da área de Fisioterapia na Saúde da Mulher receberam homenagem do CREFITO-4 no dia 18 de Outubro de 2019, nas categorias Mérito em Pesquisa, Mérito Profissional e Mérito na Assistência.
As fisioterapeutas Dra. Elza Baracho ( Vice-Presidente da ABRAFISM), Dra. Elisa Castro, Dra. Elyonara de Melo Figueiredo e Dra. Simone Botelho (ex-Diretora ABRAFISM) receberam medalhas pelas contribuições relevantes à comunidade fisioterapêutica de Minas Gerais.
A ABRAFISM agradece a homenagem do CREFITO- 4 à estas associadas ABRAFISM que enchem a Fisioterapia na Saúde da Mulher de orgulho.
Diretora científica da ABRAFISM Profª Drª Cristine Homsi Jorge Ferreira (USP) participa de mesa redonda sobre avanços da Fisioterapia na avaliação e tratamento das disfunções do assoalho pélvico no VIII Congresso de Fisioterapia da UNESP de Marília ocorrido no dia 08/11/2019. A mesa redonda foi coordenada pela Profª Drª. Angelica Barbosa Pascon (UNESP) e contou também com a participação on-line da Profª Drª. Simone Botelho (UNIFAL).
Nos dias 29 e 30 de novembro foram realizados o V Simpósio Internacional de Atualização Clínica voltada ao Assoalho Pélvico Feminino - NEFAP.
VI Curso de Reabilitação do Assoalho Pélvico Feminino - FMRP - USP.
I Encontro NEFAP aberto a comunidade e
III Encontro de docentes e pesquisadores da Área de Fisioterapia em Saúde da Mulher / Assoalho Pélvico na cidade de Ribeirão Preto-SP.
O evento foi um sucesso!Iniciou a programação do dia 29/11/ 2019 com arte, contando com o coral de pacientes do REMA-EERP-USP, teatro da liga de Fisioterapia na saúde da mulher FMRP-USP e orientação multiprofissional relacionada ao assoalho pélvico voltada as mulheres da comunidade.
No período da tarde professores e pesquisadores debateram acerca dos desafios do ensino e pesquisa em fisioterapia na Saúde da Mulher.
O dia 30/11 foi dedicado a discutir pesquisas clínicas voltadas ao assoalho pélvico feminino. Apresentações de altíssimo nível sobre vários temas feitas por renomados profissionais.
Mais uma vez o evento contou com a participação da premiada pesquisadora norueguesa Kari Bo! E quando o evento chegou ao fim... Pareciam cansados ? NÃO estavam todos lá querendo mais!
Se Deus quiser daqui a 2 anos!
Parabéns Professoras Cristine Homsi, Patrícia Driusso, demais organizadores, apoiadores e patrocinadores do evento!
Dia 19 de dezembro de 2019, na Sede da ASSOBRAFIR em São Paulo-SP, reunião entre as Associações de Especialidades da Fisioterapia conveniadas ao COFFITO, onde foram discutidos assuntos referentes a prova de especialidade e o processo de revalidação dos títulos de especialidade profissional.
A Conselheira Fiscal Dra. Ana Carolina Sartorato Beleza esteve presente reperesentando a ABRAFISM. Participaram da reunião as associações ASSOBRAFIR, AFB, ABRAFITO, SONAFE, ABFONCO, SOBRAFISA, ABRAFISM, ABRAFIN, AOB, ABFA E ABRAFIDEF.
A Diretora científica da ABRAFISM (Presidente do 5° COBRAFISM) Cristine Homsi e a Presidente de Honra do 5° COBRAFISM Luciana Mamede se reuniram com as Diretorias da AFB e do crefito 2 para tratar da realização de mais uma edição do COBRAF e do COBRAFISM que ocorrerão no Rio de Janeiro nos dias 30/04, 01/05 e 02/05/2020.
Na foto (direita/esquerda) Dra. Renata Marchon/Diretora secretaria AFB, Dr. Raphael Caetano/ conselheiro crefito 2, Dra Denise Lima/ Presidente AFB, Dra Luciana Mamede / Presidente de honra do COBRAFISM, Dr. Wilen Heil e Silva/ Presidente do crefito 2, Dra Cristine Homsi/ Diretora científica ABRAFISM / Presidente 5° COBRAFISM.
OBJETIVO GERAL
- Comemorar anualmente o dia internacional da mulher realizando atividade educativa que beneficie a população feminina e ao mesmo tempo ofereça visibilidade sobre o importante papel do fisioterapeuta na saúde da mulher
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar as Associadas ABRAFISM a organizarem e participarem de atividades educativas voltadas a população feminina
- Oferecer suporte enviando folhetos educativos da ABRAFISM – o material será disponibilizado em formato digital (PDF)
- Divulgar as realizações das associadas
- Premiar a melhor atividade educativa
COORDENAÇÃO ABRAFISM
Dra. Cristine Homsi Jorge Ferreira - Diretora científica da ABRAFISM
Dra. Anna Lygia Barbosa Lunardi - Diretora de Comunicação interina ABRAFISM
Dra. Néville Ferreira Fachini de Oliveira – Diretora de Eventos da ABRAFISM
Em virtude da atual situação referente a pandemia que estamos vivendo, a comissão organizadora do II Concurso ABRAFISM: "Mulher: ame-se, cuide-se" decidiu por adiá-lo.
Muitos eventos em comemoração ao dia Internacional da mulher e outras ações educativas foram adiados seguindo as orientações de prevenção e controle da disseminação do coronavírus.
Divulgaremos nova data e programação em momento oportuno!
DÚVIDAS : Envie o e-mail para comuniculturabrafism@gmail.com
Regulamento para concurso ABRAFISM dia internacional da mulher_2020 (pdf)
BaixarCopyright © 2019 -2020 Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher – Todos os direitos reservados ASCOM/ABRAFISM.
e 1º Congresso Internacional de Fisioterapia na Saúde da Mulher
05 e 06 de outubro de 2023 em Vitória-ES
INSCREVA-SE