Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
A Fisioterapia na Saúde da Mulher é uma área de especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO
(RESOLUÇÃO Nº 372, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2009). O Fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher tem papel importante durante todo o ciclo vital feminino, na promoção à saúde, prevenção e tratamento de diversos problemas exclusivamente femininos ou mais prevalentes entre mulheres.
O Fisioterapeuta especialista possui conhecimento técnico-científico específicos e aprofundados para o cuidado à saúde da população feminina e se insere como membro da equipe de Saúde da Mulher. Esse cuidado vai muito além das questões meramente reprodutivas, buscando incorporar um olhar voltado à integralidade e consideração aos aspectos socioculturais.
Assistência fisioterapêutica em uroginecologia e coloproctologia, em ginecologia, obstetrícia, nas disfunções sexuais femininas e mastologia. A atuação do especialista envolve todo o ciclo vital feminino: infância, adolescência, gestação, puerpério (pós-parto), climatério (menopausa) e o envelhecimento. O especialista pode atuar junto às equipes de saúde em todos os níveis de atenção à mulher.
Prevenção e tratamento de incontinência (urinária, fecal); reabilitação das complicações pós operatórias de cirurgias ginecológicas ou oncológicas de mama e pelve; atuação durante todo o ciclo gravídico e puerperal, inserção na sala de parto para minimizar a dor e diminuir o uso de anestésicos da eletrotermofototerapia, massagem e mobilização articular, mudanças no posicionamento facilitando a abertura do canal de parto e diminuindo o tempo para o nascimento; atenção às mulheres com endometriose que sofrem de dores crônicas e incapacitantes; prevenção e tratamento de disfunções sexuais como vaginismo e dispaurenia.
Os fisioterapeutas são profissionais de referência no tratamento das disfunções musculoesqueléticas e, portanto, das disfunções dos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP). Incluindo problemas como incontinência urinária (IU), incontinência anal (IA) , constipação intestinal, prolapso de órgãos pélvicos (POP) e algumas disfunções sexuais. Essas alterações trazem um impacto devastador na vida das mulheres acometidas, além de altos custos relacionados a intervenções não conservadoras. O fisioterapeuta pode ministrar e gerir atividades de prevenção e tratamento das principais disfunções relacionadas aos MAP femininos, por meio de orientações e terapêuticas que apresentam alto nível de evidência científica, e ótima relação custo-risco-benefício na melhora da qualidade de vida das mulheres.
Nesta área, o especialista atua no tratamento de sintomas causados por questões ginecológicas como ocorre na dor pélvica crônica, na dismenorreia (cólica menstrual) e na endometriose. Diversos sintomas relacionados ao climatério (menopausa) são prevenidos e tratados, com alta eficácia, pela Fisioterapia, tais como incontinência urinária, osteoporose e doenças cardiovasculares.
Além disso, acompanha todo o processo de tratamento de mulheres com doenças oncológicas da mama e da pelve, atuando no pré e no pós-cirúrgico, promovendo alívio da dor e das complicações decorrentes do tratamento, como diminuição da amplitude de movimento dos ombros, na prevenção da trombose venosa profunda, melhorando a fadiga e auxiliando no retorno às atividades funcionais e no tratamento e prevenção do linfedema e de outras complicações.
A atuação da Fisioterapia na gravidez, parto e pós-parto faz a diferença!
Esta atuação vem ao encontro dos preceitos da humanização da assistência obstétrica, proporcionando excelência à Rede Cegonha e o cenário das maternidades. A gestação, o parto e o puerpério geram uma série de adaptações ao corpo feminino e o Fisioterapeuta especialista contribui para prevenir e aliviar desconfortos musculoesqueléticos, como a lombalgia e a dor pélvica, sintomas vasculares e linfáticos (prevenção de trombose e inchaço), promove melhora do condicionamento físico, reduz o risco de trauma perineal, previne e trata incontinência urinária e fecal, contribui com a melhora da função sexual e para uma experiência positiva de parto e pós-parto. É o profissional de referência para capacitar a gestante a se exercitar com segurança, preparando-a para ser agente ativo no processo do seu trabalho de parto, gerindo e aplicando recursos não farmacológicos nas maternidades, durante a progressão do parto. Atuando de modo bem específico também no pós- parto, para melhorar a funcionalidade, diminuir o período de internação e contribuir para a satisfação das mulheres.
Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher – Todos os direitos reservados – ABRAFISM.