A Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM) é uma associação civil, sem fins lucrativos, representativa dos Fisioterapeutas que atuam na área de Saúde da Mulher no Brasil. Foi criada por fisioterapeutas de todo o país, reunidos em assembleia durante o XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF) realizado em São Paulo no dia 07 de outubro de 2005. O encontro começou com apresentações da representante da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) Dra. Brenda Myers.
No dia 04 de junho de 2007, a ABRAFISM deu um passo histórico, se tornando a primeira associação da América Latina a se tornar membro da Organização Internacional de Fisioterapia em Saúde da Mulher (International Organization of Physical Therapists in Pelvic and Women’s Health - IOPTPWH) durante o XV Congresso Mundial de Fisioterapia realizado em Vancouver no Canadá. A filiação da ABRAFISM a IOPTPWH representa um benefício direto aos associados e associadas a ABRAFISM, pois passa automaticamente a fazer parte de uma organização internacional que lhe proporciona um canal de comunicação com o mundo, favorecendo assim sua participação crescente e inserção no cenário internacional da Fisioterapia em Saúde da Mulher.
1. Encorajar a promoção à Saúde da Mulher;
2. Promover a cooperação entre os fisioterapeutas que trabalham na área de Saúde da Mulher;
3. Encorajar a melhora na assistência Fisioterapêutica prestada em Saúde da Mulher;
4. Contribuir para definir o papel da Fisioterapia em Saúde da Mulher no âmbito público e privado;
5. Facilitar o aprimoramento da prática Fisioterapêutica em Saúde da Mulher através da troca de informações em nível Nacional e Internacional;
6. Difundir o papel da Fisioterapia em Saúde da Mulher junto aos fisioterapeutas, outros profissionais da área da Saúde e comunidade leiga através da promoção de Fóruns, debates, campanhas, simpósios e congressos;
7. Encorajar a pesquisa científica e colaborar para o desenvolvimento de novos conhecimentos na área de Saúde da Mulher;
8. Favorecer o engajamento e inserção do Fisioterapeuta na Saúde da Mulher nas políticas públicas de Saúde
9. Buscar apoio e cooperação com Associações Nacionais e Internacionais que tenham objetivos semelhantes;
10. Incentivar o crescimento da Especialidade Fisioterapia na Saúde da Mulher, visando o aprimoramento da assistência às mulheres no Brasil.
A Comissão Eleitoral será composta pelas fisioterapeutas associadas: Vanessa dos Santos Pereira (Presidente), Ana Silvia Moccellin e Daniele Furtado Albanezi.
A Comissão Eleitoral é responsável por: Redigir as instruções respectivas: Conferir a composição do quadro social: Definir o número de Delegados pela Capital e por Seção Regional: Verificar a adequação das chapas apresentadas para a inscrição, especialmente em relação à elegibilidade dos seus membros, exarando parecer; Informar os interessados a respeito de aspectos relativos às eleições; Exarar parecer, a pedido da Diretoria, sobre fatos relativos ao processo eleitoral; Processar, fiscalizar, apurar e proclamar os resultados das eleições; Julgar os requerimentos sobre o processo eleitoral.
Composição das chapas
- Para concorrer às eleições da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM) as chapas deverão ser registradas até dia 26 de dezembro de 2013.
- Será recusado o registro de chapa que não apresentar candidatos para todos os cargos.
- O registro de chapa far-se-á exclusivamente na Secretaria Geral da Associação dentro do horário de funcionamento da sede da entidade e o prazo estipulado acima, serão aceitos documentações enviadas pelo correio, com data de postagem até a data estipulada acima.
- Todos os membros que compõe a chapa deverão ser associados à ABRAFISM.
Impugnação
- As impugnações poderão ser formuladas somente por Associado ativo (quer dizer, aqueles que pagam dentro de cada exercício pertinente suas anuidades), mediante representação escrita dirigida ao Presidente da Comissão Eleitoral e entregue pessoalmente e mediante protocolo à Secretaria Geral da Associação ou enviada por correio, desde que a correspondência possua comprovante de recebimento, em até 15 (quinze) dias corridos, contados da data de registro da chapa.
- A falta de impugnação dentro do prazo presumirá desinteresse em impugná-las. A Comissão Eleitoral deverá decidir estas impugnações em até 15 (quinze) dias corridos.
- Na hipótese do acolhimento de impugnação, o candidato que encabeça a chapa, após comunicação, disporá do prazo de 5 (cinco) dias corridos, para proceder à competente substituição do candidato impugnado. Caso, no entanto, a impugnação se repita e seja acolhida, o registro da chapa será indeferido.
Votação
- Estarão aptos a votar todos os associados da ABRAFISM em dia com o pagamento da anuidade.
A eleição ocorrerá dia 14 de fevereiro de 2014 em local e horário à ser definido.
As votações se darão por meio de cédulas de papel, entregas em urnas lacradas.
- Após o final das eleições as urnas serão abertas e a contagem de votos será feita de forma individual, declarando-se vencedor aquela chapa que receber o maior número de votos válidos (excluídos os brancos e nulos).
O mandato será de 4 anos, iniciando-se em março de 2014.
Prezadas Associadas,
Segue o nome das componentes da Chapa que concorrerá a Eleição no dia 14 de fevereiro de 2014, em local a ser definido.
Copyright © 2019 -2020 Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher – Todos os direitos reservados ASCOM/ABRAFISM.
e 1º Congresso Internacional de Fisioterapia na Saúde da Mulher
05 e 06 de outubro de 2023 em Vitória-ES
INSCREVA-SE